A unidade educativa surgiu com o propósito de prestar um trabalho assistencial na comunidade, inspirados na passagem do Evangelho de que “Fé sem obra é morta”, o Grupo de Cursilhos da Paróquia da Santíssima Trindade, elegeu uma ação no sentido de desenvolver um atendimento junto ás famílias menos favorecidas da comunidade da Serrinha.

Conhecedores de suas realidades e necessidades, e no desejo de oferecer promoção familiar, nasceu a idéia da construção de uma creche que atendesse crianças até 6 anos de idade, em tempo integral e desta forma oportunizar a entrada das mães no mercado de trabalho.

Para concretizar essa idéia, representantes da unidade educativa foram em busca de parcerias junto à comunidade florianopolitana por um espaço que acolhecesse essas crianças. Com o resultado positivo dessa luta, no dia 9 de novembro de 1981 foi inaugurada a Creche São Francisco de Assis, iniciando suas atividades com 30 crianças de zero a seis anos, em tempo integral. Logo, a procura por vagas aumentou consideravelmente sendo necessário ampliar o espaço e o atendimento da creche. Para isto, além da mobilização da comunidade, contou-se com a colaboração de funcionários da Eletrosul e do Governo do Estado.

Em fins de 1984, novamente o espaço não atendia à demanda. A comunidade então, com colaboração expressiva da LADESC adquiriu um terreno para construir um novo prédio, cuja pedra fundamental foi lançada em novembro de 1985.

Em março de 1987, foi inaugurada a nova creche, um espaço bem mais amplo com capacidade para 150 (cento e cinquenta) crianças. Com o passar dos anos melhorias foram sendo realizadas como a construção de um anexo com pátio coberto para abrigar as crianças em dias de chuva e tendo na parte superior uma sala de referência para as crianças maiores. Novas salas foram oferecidas em janeiro de 2005, onde atualmente funciona o Bazar e a administração da creche. Em cima do bazar foi construida uma sala onde fica a biblioteca.

No ano de 2009 a Creche deixou de pertencer ao Conselho Municipal de Assistência Social e passou a fazer parte do Conselho Municipal de Educação/PMF. A partir disso, em 2010 foi assinado um termo de ajuste para a quantidade de crianças por sala de acordo com a Resolução 001/2009 do Conselho Municipal de Educação. Atualmente estamos atendendo 115 crianças, em período integral, conforme estabelecido no termo de ajuste.

E em 2011 foi assinado um novo convênio com a SME/PMF, no qual a creche passou a fazer a contratação própria das professoras, assumindo todos os encargos sociais.

A pequena idéia, o grande desafio, a união de esforços, a força da fé e o desejo de ajudar ao próximo daquele grupo – nos idos 1981, realmente não podiam supor a magnitude e a qualidade do atendimento da Instituição hoje visível e em pleno funcionamento.